Oceanos Azuis nada mais é que águas limpas, um lugar que não tenha ninguém navegando, um espaço desconhecido, enquanto oceanos vermelhos é um lugar onde a concorrência batalha em lutas sangrentas, com uma competição de quem fica com a fatia maior do mercado, o mercado existente.
O Cirque du Soleil certamente criou seu próprio oceano azul, quando na época já não era um setor atraente, crianças choram para ganhar um Playstation, não para ir assistir ao circo.
Os sentimentos contra o uso de animais nas atrações, altos pagamentos para palhaços famosos, a fim de atrair o público, fatores que não ajudavam aumentar o lucro, muito pelo contrário, decaia cada vez mais.
Mas o Cirque du Soleil soube aplicá-lo com suas reproduções vista por milhões de pessoas, desbravando o mercado desconhecido e criando suas próprias regras.
O que diferencia estar navegando em oceanos azuis ou vermelho é a sua estratégia. A inovação de valor não foca em superar os concorrentes, mas sim em deixá-los irrelevantes.
Que atributos indispensáveis pelo setor devem ser eliminados? - Essa é uma ótima pergunta a ser feita, pois ela elimina custos que não traz tantos resultados.
O Cirque du Soleil eliminou algo que aparentemente era algo indispensável como os animais nas atrações, assim eliminando um grande custo com treinamentos, seguros, alimentação, transportes e entre outros.
Que atributos devem ser reduzidos bem abaixo dos padrões setoriais? - Enquanto a outra pergunta é eliminar, essa tem o foco em componentes com alto custo que exerce pouco impacto nos espectadores.
Que atributos devem ser elevados bem acima dos padrões setoriais? - Com essa pergunta leva a empresa a identificar e a corrigir as limitações que o setor impõe aos cliente.
Que atributos nunca oferecidos pelo setor devem ser criados? - A última pergunta ajuda a empresa a descobrir fontes novas de valor para os compradores, buscando criar novas demandas e mudar a estratégia de preços do setor.
Com essa matriz de avaliação de valor, fica evidente a diferença do Cirque du Soleil com seus concorrentes, mostra como ele está sozinho no oceano azul, enquanto todos os outros estão brigando pela mesma fatia de mercado.
O Cirque du Soleil criou outros atributos que ninguém tem, como elevou ou abaixou os já existentes, criando assim outro mercado a ser explorado.
Esse foi apenas uma das lições, o livro possui muito mais a trabalhar em cima da inovação de valor.