O livro de Dale Carnegie "Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas" é um clássico, traz consigo diversas estratégias comunicativas e de ajuda no relacionamento entre pessoas, em um mundo globalizado como nos dias de hoje é super importante.
Ta aí uma habilidade que todos nós deveríamos saber desde sempre, é como diz aquele ditado "quer ir rápido, vá sozinho. Quer ir longe, vá acompanhado" Caso deseje se destacar no meio da multidão, criando network e se relacionando com as pessoas a sua volta, esse é um livro que você deveria ler.
Sem mais conversa! Vamos lá!
Se for para resumir esse tema em uma frase, com certeza seria: faça as pessoas se sentirem importantes, pois foi isso que Carnegie demostra em seu livro.
Quando Carnegie estava em uma fila, percebeu que o funcionário estava fatigado e logo lançou um desafio a si mesmo.
Desafiou-se a fazer aquele rapaz gostar dele. Quando fosse atendido precisava dizer algo bonito em relação ao rapaz, algo que ele admirasse com sinceridade.
Assim que foi atendido falou com entusiasmo: " certamente eu desejaria ter a sua cabeleira" O rapaz levantou a vista meio assustado, sua fisionomia irradiou sorrisos.
Não é todo dia que recebemos elogio não é mesmo? Há uma lei de conduta humana de máxima importância, esta lei sendo seguida, nos ensejará um número sem conta de amigos e constante felicidade.
John Dewey afirma que o desejo de ser importante é a mais profunda solicitação da natureza humana. Filósofos têm andado pesquisando sobre as regras das relações humanas por milhares de anos.
Um conceito que não é novo, pois Jesus ensinou-o entre as montanhas de pedra da Judéia, resumiu da seguinte forma:
Você quer o reconhecimento de seu real valor. Quer sentir-se importante em seu pequeno mundo. Não quer ouvir lisonjas insinceras e baratas, mas deseja uma sincera apreciação.
Pequenas frases como "Sinto incomodá-la", "Teria você a bondade de...", "Queria fazer-me o favor", "Muito obrigado", são pequenas cortesias que agem como lubrificante na engrenagem da monótona rotina de todos os dias da vida.
Há outras histórias no livro demonstrando o valor que se tem quando reconhece a importância do outro, pois quase todo homem que você encontra se julga superior a você em algum ponto.
Um caminho seguro para tocar-lhe o coração é fazê-lo compreender, de uma maneira sutil, que você reconhece a importância dele no seu mundo, e o faz sinceramente.
Caso tenha gostado compartilhe com mais pessoas e não deixe de fazer um comentário.