Essa parte do livro o Napoleon Hill já tinha entrevistado mais de vinte e cinco pessoas que já passou pelo fracasso e constatou que a falta de decisão estava próxima ao top da lista das principais causas de fracasso.
Um grande ponto a ser observado é que as pessoas que conseguiram acumular fortunas todos eles tinham o hábito de chegar as decisões rapidamente e mudá-las devagar.
Em contra partida as pessoas que não conseguiam acumular tal riqueza, chegavam as decisões vagarosamente.
Amigos íntimos e familiares, temos que ter o cuidado em compartilhar algo, pois muitas vezes prejudicam com suas opiniões debochadas.
As pessoas geralmente falam demais e ouvem pouco o que acaba privando de oportunidades de acumular conhecimentos úteis e revela seus planos e propósitos a pessoas que terão o maior prazer em derrotá-lo.
O valor de uma decisão depende de coragem exigida para tomá-la. Grandes homens só conseguiram chegar à onde chegaram porque decidiram estar lá, tomaram coragem de enfrentar todos os obstáculos.
Uma grande decisão que envolveu qualquer cidadão americano, foi tomada por cinquenta e seis homens que assinaram um documento que trariam liberdade aos americanos ou mandariam cinquenta e seis homens à forca.
Com essa história percebe-se que a sugestão de um pensamento, apoiado pelo desejo forte, tem tendência a se transforma-se em seu equivalente físico.
Não procure por milagres. Só encontrará as leis da natureza que estará ao alcance de qualquer pessoa que tenha fé e coragem para usá-las.
O hábito da indecisão geralmente começa na juventude e o acompanha na escola, na profissão que escolhe e isso requer coragem para decidir a onde quer chegar. A pessoa que deseja riqueza como o mesmo espírito com que Samuel Adams desejou a liberdade para as colônias, acumulará fortuna com certeza.
Esse foi apenas uma das lições, o livro possui muito mais a se mostrar.