Esse é um conceito extremamente importante retratado no livro "Trabalhe 4 horas por semana" de Timothy Ferriss, se você conseguir entender as regras do jogo e saber usá-las a seu favor, beneficiará você bastante ao invés de brigar contra elas.
Esse é um dos tópicos do livro que você tem que entender e aplicar se quiser o resultado que o livro se propõe.
O autor do livro relata como usou as regras e suas brechas para ganhar a medalha de ouro no Campeonato Nacional Chinês de Kick boxing.
A pesagem é no dia anterior a competição - Usando técnicas de desidratação, conseguiu perder uns quilos e se hidratava novamente após a pesagem, é muito difícil lutar contra alguém com umas categorias acima de você.
Havia uma tecnicidade no regulamento - Se um combatente cair da plataforma elevada três vezes em um único round, seu oponente vence.
Essa era a sua única técnica, derrubar seus oponentes do ringue, como resultado conseguiu vencer todas as lutas por nocaute técnico e consagrou campeão nacional.
Se todo mundo define um problema ou o soluciona de determinada forma e os resultados são insatisfatórios, é hora de perguntar “e se eu fizesse o contrário?”.
1 - Aposentadoria é o seguro para o caso de acontecer a pior das hipóteses.
Planejar a aposentadoria é como um seguro de vida. A aposentadoria como objetivo ou como redenção final é um equívoco.
Não estou dizendo para você não planejar para caso o pior aconteça, mas não confunda isso com a aposentadoria como objetivo.
2 - Interesse e energia são cíclicos.
Fazer a mesma coisa por 8 ou mais horas por dia até você ter um colapso ou ter dinheiro bastante para parar de trabalhar definitivamente. Não é uma situação sustentável.
Alternar períodos de descanso e de atividade é fundamental para sobreviver, para não falar em prosperar
Os Novos Ricos objetivam distribuir "mini aposentadorias" ao longo da vida, em vez de postergar o descanso e o prazer para a aposentadoria.
3 - Menos trabalho não significa preguiça.
Fazer menos trabalho inútil, de modo que possa focar em coisas de importância maior para você NÃO é preguiça. Foque-se em ser produtivo em vez de focar-se em estar ocupado.
4 - A noção que se tem do tempo nunca está correta.
"Algum dia" é uma doença que levará seus sonhos para o túmulo junto com você. Se é importante para você, e se você quer fazer “finalmente”, vá e faça, depois corrija os rumos ao longo do caminho.
5 - Peça perdão, não permissão.
Se o que você quer fazer não for devastar todos ao seu redor, tente e depois se justifique.
6 - Enfatize os pontos fortes, em vez de corrigir as fraquezas.
A maioria das pessoas é ótima em um punhado de coisas e medíocre no resto. É muito mais lucrativo e divertido alavancar seus pontos fortes em vez de tentar consertar todas as rachaduras na sua armadura.
7 - Coisas em excesso tornam-se o oposto.
Muita quantidade e muita frequência tornam aquilo de que você gosta no que você não gosta. Isso é verdade para posses e até mesmo para o tempo.
8 - Dinheiro somente não é a solução.
"Ah, mas se eu tivesse mais dinheiro" é o jeito mais fácil de adiar o auto-exame profundo e a tomada de decisões necessários para criar uma vida de prazer.
Ocupe-se com a rotina da roda do dinheiro, finja que é a solução de todos os problemas e você ardilosamente cria uma distração constante que evita que você enxergue o quão inútil é isso tudo.
9 - Renda relativa é mais importante do que renda absoluta.
Dois amigos trabalhadores estão lado a lado numa reta. O amigo A se move a 80 horas por semana e o amigo B se move a 10 horas por semana. Ambos ganham 50 mil dólares por ano. Quem estará mais rico quando chegarem ao ponto final?
Se disse B, você estará correto, e essa é a diferença entre renda absoluta e relativa. A renda absoluta é medida usando uma variável universal e inalterável: o todo poderoso dólar.
A renda relativa usa duas variáveis: o dólar e o tempo, normalmente horas.
10 - Estresse é ruim, eustresse é bom.
á dois tipos distintos de estresse, ambos tão diferentes quanto a euforia e seu oposto auto-explicativo, disforia.
Estresse (distress, em inglês) refere-se a estímulos prejudiciais que deixam você mais enfraquecido, menos confiante e menos capaz.
Eustresse (eustress, em inglês), eu, um prefixo grego para "saudável", é usado no mesmo sentido na palavra "euforia". Treinamento físico que tira nossa barriga gorda e riscos que aumentam nossa esfera de ação confortável são exemplos de eustresses
Pessoas que evitam críticas falham. São as críticas destrutivas que precisamos evitar, não todas as formas de críticas.
Gostou? Deixe um comentário e compartilhe com mais pessoas.