Se muitas vezes você culpa os outros e se vitimiza, essa é uma ótima oportunidade de conhecer que provavelmente a pessoa que você culpa, também faz o mesmo em relação a você.
Há muitos exemplos no livro de homens criminosos que explicavam o motivo de fazerem o que fazem, o interessante é que nenhum se culpava por suas ações, tinha sempre um motivo, uma justificação, uma autodefesa e se sentiam mal compreendidos.
O ponto aqui é perceber que se as pessoas atrás das grades pensam dessa maneira, quem dirá as pessoas próximas a você diariamente.
Quando ainda jovem, Lincoln ridicularizava seus adversários em formas de poemas e cartas, mas isso gerou a ele uma grande lição na arte de lidar com pessoas.
Após perceber o quão prejudicial é essa prática, nunca mais criticou qualquer pessoa por coisa alguma. Não faltou oportunidade de criticar, mas soube desde então se colocar no lugar da pessoa que recebesse a carta, sabia que a pessoa tentaria de todas as formas culpar as circunstâncias menos a si mesma.
Esse foi apenas uma das lições, o livro possui muito mais a compartilhar.