Sem mais conversa, vamos lá!
Para começar com o hábito "seja proativo" você deve entender que nossos paradigmas determina amplamente quem nos somos, e existe 3 teorias sociais sobre nossos comportamentos que são: o determinismo genético, culpa dos seus avós, determinismo psíquico, culpa dos seus pais, determinismo ambiental, culpa das pessoas ou acontecimentos a sua volta.
Fiz essa pequena introdução para que você entenda que apesar de ter tendências, paradigmas influenciando a sua atitude ela não determina a sua escolha perante a ação que você toma, como na história que o autor cita, um rapaz judeu que viveu como prisioneiro nos campos nazistas. Apesar de sofrer torturas, humilhações ele tomou a autoconsciência, podia atuar como observador de seu próprio destino, ainda que seus carrascos nazistas pudessem controlar o ambiente o seu corpo, ele podia decidir, dentro de si, como aquilo iria afetá-lo.
Tendo isso em mente, você sabe que entre um estímulo e a resposta encontra-se a liberdade de escolha, e para que você se torne uma pessoa mais proativa, deve ter consciência dessa escolha, as pessoas normalmente tomam a escolha de ser passivos e os resultados que elas mesmo trazem a si foram feitas inconscientemente e se perguntando como chegaram a onde estão.
O modelo proativo, basicamente identifica seu circulo de preocupação (situação na qual você não tem controle e fica gastando energia) e o circulo de influência (situação na qual você tem total controle para resolvê-lo), quanto mais você conseguir aumentar seu circulo de influência, mais proativo você será.
Sabendo que tem o poder de escolha sobre suas atitudes, podendo assim mudar seus resultados em algo que você tem controle, quais ações você tomará a partir de hoje?